Homenagem aos Imigrantes - Família Mendola - Da Sicília para o Brasil! Embarque conosco nesta viagem...

Ir para o conteúdo

Menu principal

Homenagem aos Imigrantes

Homenagem aos Imigrantes


Gostaríamos de deixar registrada nestas poucas linhas, nossa gratidão para com nossos antepassados imigrantes italianos e espanhóis, que com sua coragem, determinação e muita fé, deixaram suas pátrias, atravessando o Oceano Atlântico em uma viagem sofrida nos porões dos antigos navios a vapor, rumo ao até então desconhecido Brasil, em busca de uma condição de vida mais digna para si e seus familiares. Eram homens, mulheres e crianças dispostos a emprestar o seu esforço a uma terra da qual mal haviam ouvido falar. Na bagagem, no entanto, mais do que as velhas roupas surradas, trouxeram idéias que transformariam para sempre a feição das nossas cidades. Com eles vieram receitas culinárias, inusitadas formas de falar e vestir. Com eles vieram brincadeiras infantis, canções e até mesmo diferentes maneiras de exercitar a fé. Com eles vieram ofícios e técnicas que dariam novos rumos às relações sociais. Acima de tudo, com eles vieram sonhos que iam muito além dos limites de um grande cafezal.

Aqui no Brasil eles irrigaram nosso solo com o suor originado pelo trabalho desgastante em nossas lavouras, indústrias e pelas lágrimas provenientes da saudade de sua terra natal e dos familiares que lá ficaram, que por diversos motivos não puderam acompanhá-los.

Gostaríamos também de registrar a saudade que sentimos de nossos pais, avós e bisavós, saudade das velhas histórias que eram contadas na hora do jantar quando a família estava reunida, saudade dos pequenos brinquedos construídos por nossos pais e avós para nossa distração quando éramos crianças, saudade daquela casa barulhenta quando todos se reuniam e queriam falar ao mesmo tempo, saudades de frases carregadas de sotaque, saudade da boa comida preparada por nossas avós, saudade da presença deles ao nosso lado dando-nos força e apoio, saudade de um tempo que sabemos que nunca mais retornará.

Hoje muitos deles já não estão mais entre nós, mas temos a certeza de que do lugar onde se encontram, estão acompanhando e conduzindo cada passo de nossas vidas, inclusive a elaboração deste
projeto e jamais serão esquecidos. Que Deus ilumine a todos.


Partida dos Imigrantes (Angelo Tomasi - 1896)
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal