Livro - Família Mendola - Da Sicília para o Brasil! Embarque conosco nesta viagem...

Ir para o conteúdo

Menu principal

Livro

Livro UN "SOGNO" E UN DRAMMA DI IERI E DI OGGI

Em meados de outubro/1999 iniciamos nossas pesquisas com o intuito de descobrirmos a origem de nossos antepassados italianos e espanhóis, a grafia correta dos sobrenomes, cidades onde nasceram e viveram, etc. Neste mesmo período, solicitamos a certidão de nascimento de nosso avô materno pertencete a família Cremon junto ao órgão equivalente aos nossos cartórios, na cidade de Villa Bartolomea. Fomos atendidos prontamente em nossa solicitação.

Evento de lançamento do livro
Villa Bartolomea - dezembro/2003

Passados alguns meses, recebemos um e-mail de Lauretta Passuello, informando-nos que era integrante de um grupo de historiadores e que havia visto nossa solicitação para envio de documentos pertinentes a nossos antepassados, concluindo assim que éramos descendentes de imigrantes provenientes de Villa Bartolomea. Disse-nos que já havia concluído um trabalho, onde compilou em um livro, informações sobre a evolução histórica e urbana da cidade de Villa Bartolomea.

Informou-nos também que estava com mais um projeto em andamento... pretendia escrever outro livro relatando a imigração italiana, onde retrataria em especial a imigração e os imigrantes que partiram de Villa Bartolomea para várias localidades do mundo. Fomos convidados a participar de seu projeto. Durante 3 anos, trocamos e-mail's, informações, documentos e fotos. Auxiliamo-la a encontrar outros descendentes de imigrantes da cidade de Villa Bartolomea aqui no Brasil.

Este novo livro chamado UN "SOGNO" E UN DRAMMA DI IERI E DI OGGI de autoria de Lauretta Passuello e Luciana Manfrin Sbardellini, foi lançado em dezembro/2003, sendo composto de aproximadamente 350 páginas, dividido em duas partes: a primeira parte trata dos acontecimentos históricos da imigração propriamente dita e da imigração em particular da cidade de Villa Bartolomea, trazendo inclusive uma relação de imigrantes que partiram de Villa Bartolomea rumo ao Brasil e Argentina desde 1876. A segunda parte trata dos testemunhos, documentos e fotos fornecidos pelos descendentes (filhos, netos e bisnetos) dos imigrantes que partiram de Villa Bartolomea, onde relatam os primeiros tempos de seus antepassados na nova terra para qual imigraram e como vivem hoje seus descendentes. Este projeto foi financiado e patrocinado por órgãos governamentais da cidade de Villa Bartolomea e da Região do Veneto, sendo que os livros foram disponibilizados para as bibliotecas públicas de diversas cidades da região.

Existem depoimentos de descendentes de imigrantes que residem no Brasil, EUA, Suiça, Alemanha, Austrália, e do continente Africano. Do Brasil existem 6 depoimentos, dentre eles o nosso (pag. 255 a 259), retratando a história da família de nossos bisavós maternos Ferdinando Cremon e Lavinia Degliuomini, ramo do qual somos descendentes.

Somos eternamente gratos a Lauretta Passuello e seu grupo, pelo convite para participar de seu projeto, onde pudemos deixar registrada uma pequena parcela da trajetória de nossos antepassados italianos vivida aqui no Brasil.


Convite do evento de lançamento
 

Capa do livro
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal